18.5.15

Reflexão | A Auto-estima e a Sociedade

Hoje no comboio de volta a casa, ao fim de uma 8 dias inteirinhos de Queima das Fitas, li a revista da Cristina, que desde que saiu que compro sempre e adoro. E adoro porque tem de tudo. Não é uma típica revista! Fala essencialmente do nosso país e das pessoas nele. Não se vê cá celebridades estrangeiras. Já é gasto. Pessoas comuns, sem fama, que participam e revelam as suas histórias, e olhem que tem algumas surpreendentes e outras que chegam a chocar. E eu venho com isto tudo para dar a um pequeno artigo sobre "as mulheres bonitas são as mais inseguras". Concordo e discordo. Existe por aí muita mulher bonita que sabe bem as linhas que tem. Mas também existem outras bem lindas que não sabem o que têm. E então quando há as que não foram bem abonadas mas acham que sim. Uma coisa é verdade, acho muito bem que cada mulher faça para se sentir bonita. Tanto por fora como por dentro. Todas nós merecemos nos mimar  e nos sentirmos o melhor possível. Há olhos, gostos para tudo e todos. Ninguém fica a perder, só se quiser. É preciso saber escolher e viver. 
A auto-estima 90% das vezes vem da sociedade. Se esta critica a auto-estima vai abaixo. Se sentirmos que, depois de nos arranjarmos e nos sentirmos bonitas, ninguém repara em nós a auto-estima cai a pique. É uma grande verdade. Também há um outro lado que defendo: mulheres que se arranjam só para agradarem aos homens não têm auto-estima. Uma mulher arranja-se para si, para se sentir bela, e confiante. Uma vez ouvi: "Eu quando uso lingerie sinto-me mais inteligente". Acredito e bem. Quando mais confiante se sentir mais probabilidade de tudo correr pelo melhor. 
Façam por vocês, não por ninguém. Sintam-se bem, bonitas e apreciem tudo em volta. Não há mais importante que o bem estar próprio. Confiem. 



Love, 
Patrícia 

4 comentários :

  1. Valeu a pena vir ler oh babe :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. (Eu sei, sou péssima. Só vi este texto hoje.)

    Minha querida, mil e uma mulheres choram até adormecer por considerarem que não são tão bonitas como a Maria do Zé do Talho ou a Joana do Manel do Banco. Infelizmente muitas do nosso género ainda identifica os seus pares recorrendo aos homens que as acompanham, como se fosse coisas que integram algo maior. É errado? Sim! Enquanto as mulheres não compreenderem que existem enquanto individualidade muitas lágrimas correrão.
    Todas as mulheres são bonitas. Aliás, todas as pessoas são bonitas.
    A questão é que a beleza é algo tão relativo que algo que é belo para a Gertrudes pode não o ser para a Zulmira.
    Lamentavelmente as meninas de hoje, mulheres de amanhã julgam que a beleza reside na diminuição de tecido. Queridas, o aumento de beleza não corresponde à diminuição de roupa. Lamento.
    Lamento ainda mais que as meninas de ontem não ensinem às meninas de hoje que a beleza se pode encontrar em mais sítios do que no estojo da maquilhagem.
    Nunca deixem de se arranjar, mas não façam a vossa beleza depender disso :)

    ResponderEliminar