1.4.15

Sobremesas da Iris - Pão de ló

Não há páscoa sem pão-de-ló e a textura deles vai variando de região para região. Na minha zona, o pão-de-ló é sequinho e fofinho e quando acompanhado com queijo limiano, marmelada e maçã torna-se uma perdição. 
Este ano optei por fazer mini pães de ló porque concentram mais o sabor e são óptimos para acompanhar um chá com amigas ou para proporcionar um pequeno-almoço diferente. Contudo sou fiel ao tradicional e adoro. E esta receita dá um pão de ló de aproximadamente 750g.

Ingredientes:
  • 8 ovos inteiros
  • 1 gema
  • 250g de açúcar 
  • 300g farinho tipo55

Confecção: 

Pré-aquecer o forno a 170ºC e colocar a forma de barro a aquecer tambem. Inicialmente separamos as gemas das claras. Num recipiente batemos as gemas e o açúcar durante 10 minutos até obter um creme fofo e esbranquiçado. De seguida batemos as claras em castelo bem firme e envolvemos á mistura de gemas e açúcar cuidadosamente. Por fim envolvemos a farinha peneirada em movimentos lentos e circulares. 

De seguida colocamos o preparado na forma de barro ja forrada com papel manteiga e vai ao forno entre 45 minutos a 1 hora consoante a preferência de mais ou menos húmido.



Se preferir experimentar os mini pães-de-ló utilize formas de muffins e forre-as na mesma com papel manteiga e leve ao forno 7 a 10 minutos. 


Pão de ló tradicional

(Fotografia e texto: Iris Silva)
Beijinho, 
Iris

Sem comentários :

Enviar um comentário