11.11.15

When in | Auschwitz


Na viagem a Cracóvia eu tive a oportunidade de ir também a Auschwitz, uma vez que é só a 1h30 de autocarro. E por isso depois faço um post só com a cidade. Bem, nem sei por onde começar, porque foi uma experiência incrível. Foi um misto de sentimentos. Medo, pena e sofrimento pelos que ali passaram, sofreram e deixaram lá a vida. Quando entramos o guia disse-nos, pensem naqueles que passaram este arco e nunca mais voltaram. Só aí já o nosso cérebro começa a pensar. Eu sempre gostei muito de história e lembro me bem de ter estudado o holocausto e de como os Judeus sofreram nas mãos dos Nazis. Mas nunca pensei ver o que vi. Pensar em como existem pessoas capazes de fazer tal coisa. Ver fotografias de crianças a ser levadas diretamente para a morte. Pensem. O que mais me custou de ver sem dúvida e fui incapaz de entrar na sala, foi o montão de cabelo que cortaram... imaginem raparem o vosso cabelo sem piedade, sem nada. E vieram me logo as lágrimas aos olhos tal como viriam se me rapassem o meu. Fez me entender que o problema daquelas pessoas, que passaram frio, calor, fome, sede, tudo de mau. Eles passavam tudo o que um ser humano pode sentir de mal. E que culpa tinham eles? Que culpa tinham de serem judeus? Que ganhou o Hitler com isso. Nada. Apenas um povo fraco e ingênuo. Desculpem o texto longo, mas saí de lá com uma revolta enorme dentro de mim. 






( Aqui era a o muro onde os punham em fila e os matavam ao tiro.)








Como devem calcular existe lá coisas muito mais chocantes, mas não fui sequer capaz de apontar a lente para elas. Era duro só de olhar e imaginar, quanto mais colocar aqui em fotografia. Espero que vos faça pensar em quão a nossa vida pode ser considerada boa ao lado das que passaram aqui há 70 anos.



Love,
Patrícia 

8 comentários :

  1. Amei, também é um local que eu gostaria de visitar sem dúvida.
    Eu também tenho um blog, caso queiras visitar-me:
    http://caprichamuito.blogspot.pt
    Já sigo o teu blog...
    Beijo,
    Vanessa Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho a toda gente a visitar. É um lugar que dá a volta à cabeça.
      Já vou visitar! Obrigada! **
      Beijinho*

      Eliminar
  2. Neste momento ando a ler um livro que se chama "Os bebés de Aushwitz" e retrata a história real de 3 mulheres sobreviventes que foram parar aos campos de concentração grávidas. Sem dúvida é um sítio que quero visitar por toda a história que carrega.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou incapaz de ler livros do holocausto! Dá me dor no peito só de pensar no que eles passaram! Mas fico a espera de uma review* :)

      BeijinhosP

      Eliminar
  3. Adorava visitar Aushwitz, deve ser dificil de ver por sabermos as histórias e assim mas deve ser a viagem de uma vida!
    beijinho, Ada

    http://www.thedifferenceinperspective.tk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma bagagem que vou carregar para sempre! Deves ir sim senhora, vê se coisas que jesus!

      Vou visitar! Beijinhos*

      Eliminar
  4. Nem imagino o que deves ter sentido :l Mas Auschwitz é um dos lugares que quero muito visitar um dia!

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu inicalmente ia com medo, obviamente, mas a curiosidade era enorme, e valeu muito apena! Só se sai de lá com uma dor de peito.

      Beijinho**

      Eliminar