18.4.15

Sobremesas da Iris - Pudim Abade de Priscos

Priscos ficou conhecido pelo seu pudim e pelo seu abade.

O que tornou este abade tão famoso, daí ser considerado um dos melhores cozinheiros do sec.XIX, foi sem dúvida o seu pudim. Para quem visita o Minho continua a ser uma das sobremesas de eleição.  Este doce foi um dos finalistas no concurso "Sete maravilhas da gastronomia"
Tal como todos os doces conventuais as gemas e o açúcar têm de estar presentes em grandes quantidades nesta receita. O pudim tem uma textura suave e o toque do toucinho/presunto na calda de açúcar bem como o vinho do porto dão o sabor que tanto o caracterizam. Eu adoro este pudim! 


Ingredientes: 

  • 15 gemas
  • 250g açúcar 
  • 125ml de àgua
  • 75g presunto
  • 25ml de vinho do porto
  • caramelo q.b para encamisar a forma.

Confecção: 

Começamos por fazer o caramelo e encamisar a forma com cuidado e reservamos.
De seguida, deslaçamos cuidadosamente as gemas e adicionamos o vinho do porto (não convém bater porque senão vai criar espuma). Em simultâneo colocamos a calda a andar com a água e o açúcar mais o toucinho até atingir o ponto pérola fraco, ou seja, 108ºC. Depois vertemos em fio a calda, através de um coador, para as gemas e mexemos sempre para que estas não cozam. Colocamos o preparado na forma e coze em banho-maria durante cerca de 1h e pouco. Aconselho a colocar umas rodelas de limão na panela para não escurecer nem a panela nem a forma. Consoante a água vai evaporando convém ir repondo sempre ao mesmo nível. Sirva e delicie-se :)











(Texto e Fotografia: Iris Silva)
Beijinho
Iris

Sem comentários :

Enviar um comentário